PDF

Alunos da Rede Municipal de Educação de Santa Fé participaram da 1º fase da Obmep

on .

No último dia 6 de junho 1138 alunos da Rede Municipal de Educação da Estância Turística de Santa Fé do Sul (SP), do Ensino Fundamental II, de 6º ao 9º ano, participaram da primeira fase das Olimpíadas Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A Obmep é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação e Comunicações (MCTIC).

A Obmep visa estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

As provas da OBMEP, agrupadas por níveis, são aplicadas em duas fases: na primeira fase foi uma prova com 20 questões, aplicada em cada escola inscrita; na segunda fase, que acontecerá no dia 16 de setembro, será uma prova discursiva, aplicada em centros escolhidos pela Obmep. Participam dessa última fase apenas os alunos classificados na primeira fase pelas escolas, segundo os critérios de regulamento.

“Difundir o conhecimento entre nossos alunos é uma das ações da Secretaria Municipal de Educação. Contamos com oficinas de Matemática oferecida a todos os alunos que queiram aprofundar os conhecimentos matemáticos”, disse o Secretário Municipal de Educação Carlos Rogério Garcia.

Alunos do Fundamental II da Rede Municipal de Educação participaram da 1º fase da Obmep